10 anos de Youtube! Você se lembra como era a vida antes desse gigante?

Por 30 de abril de 2015 Destaque Sem comentários
Sem-Título-1-1170x659

Semana passada eu estava assistindo a uma série de televisão dos anos 90 e nesse episódio os personagens se perdiam no metrô e não conseguiam se achar. Depois de um tempão rodando as plataformas, eles tiveram a ideia de usar o telefone. Até aí tudo bem, só que o meu susto foi eles usarem o telefone público e ligar para o telefone fixo da casa deles, deixando um recado na caixa-postal, caso um dos dois tenha voltado para casa. Aliás, foram dois sustos; um por eles não terem celular e outro por eu ter esquecido que dessa época (muito recente, diga-se de passagem). Agora, você já deve estar se perguntado o que isso tem haver com o Youtube e seu aniversário de 10 anos, certo? Muito simples, pensa comigo, é possível acreditar que antes de 2005 não era possível ver vídeos de tutorias na internet, detonados, clipes de música, PC Siqueira, Felipe Neto ou Porta dos Fundos? Pois é, essa é a verdade. E no dia 23 de abril, essa plataforma super querida fez 10 anos e está mais forte do que nunca! Vale a pena dar uma refletida em tudo que ela mudou e modernizou ao nosso redor.

É um exercício simples e que quase nunca fazemos, por isso dos sustos, mas lembrar de como eram as coisas antes das super tecnologias é algo essencial para podermos entender o que elas mudaram e como se tornaram tão necessárias em nossas vidas. No caso do Youtube, as mudanças atingem diversos setores tradicionais da nossa economia, além de estimular a criação de uma nova cultura de massa, o compartilhamento. Lembro como se fosse ontem quando a própria revista VEJA fez uma matéria sobre o Youtube e as consequências que o crescimento do site estava trazendo para os canais de televisão. A massificação da ideia de ter conteúdo on demand partiu daqui, da telinha desse site. E hoje muitos de nós acham absurdo ter de seguir uma grade de programas da TV. Agora imagina que em 2005 não tinha Youtube, esse conceito on demand estava engatinhando muito e para ver tutorias/dicas/curiosidades você tinha que, literalmente, ler e caçar em livros ou nas bem menos expressivas páginas da internet daquela época. Agora pensa que isso faz apenas 10 anos. Pesado, não é?

Se pararmos para analisar, a primeira revolução industrial aconteceu no final do século XVIII, já a segunda revolução industrial partiu do meio para o final do século XIV. No mínimo aí tem-se um diferença de meio século para um grande salto de tecnologia e informação. Depois disso, é só comparar com as constantes revoluções que estamos sofrendo. Em 10 anos o Youtube revolucionou a forma com que vemos televisão, ouvimos música, buscamos informações, aprendemos coisas e compartilhamos informações. Em 8 anos os smartphones revolucionaram a forma com que nos compartamos, mudou de novo nossa forma de compartilhar coisas e como geramos conteúdo. Tudo está mudando muito rápido agora e o Youtube é um do expoentes desse processo, principalmente para nós, do mercado de comunicação. Você sabia que o TrueView do Youtube (aqueles comerciais chatinhos que passam antes dos vídeos) possuem alguns dos maiores índices de conversão (tirar a pessoa de um site e colocar em outro) da publicidade? Outra provocação, você consegue se lembrar de como era o Youtube antes desses comerciais?

Por fim, o Youtube revolucionou quase tudo que temos hoje e também em nosso conceito de viver em sociedade. É impossível tirá-lo de nossas vidas hoje; mas cabe a reflexão de que uma vez vivemos sem ele. Tudo começou com os amigos Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley, todos ex-funcionários da Paypal, e seu primeiro vídeo na nova plataforma (Me at the zoo), que vocês podem ver aqui embaixo.

1º Vídeo do Youtube – Me at the zoo

As revoluções estão acontecendo tão rápido hoje em dia, que nem nos damos conta mais de que eles acontecem. Ainda não sei até que ponto isso é interessante e/ou preocupante, só sei que cada dia estamos mudando nosso comportamento e conceito mais rápido que no dia anterior. Apenas como última provocação, você se lembra como era sua vida antes do Facebook/Orkut? Ou até mesmo antes das câmeras digitais em telefones?

De qualquer forma, parabéns Youtube!! Uma das marcas da revolução digital, da massificação da informação e da comunicação e um dos sites mais queridos e acessados do mundo até hoje! Que viva por muitos anos mais! E o nosso obrigado aos amigos Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley por terem acreditado nessa ideia e a colocada em prática.

Fonte: Mídia Publicitária

Deixe um comentário