AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE LOGO, LOGOTIPO, MARCA E LOGOMARCA?

Por 13 de outubro de 2014 Destaque Sem comentários
image3-1050x700

Ao começar a produção da identidade visual ou material gráfico de qualquer segmento, muitas são as dúvidas que surgem. Essas dúvidas são saudáveis e devem ser solucionadas para que o produto não saia prejudicado.

É importante dominar e ter propriedade para falar de qualquer assunto que seja, para explicar sua identidade visual não é diferente. Afinal ela é a defesa da sua marca nos espaços digitais e físicos.

Dentre as questões mais comuns estão as diferenças entre logo, logotipo, marca e logomarca. Cada um desses conceitos carrega particularidades quanto seu conceito, aplicação, desenvolvimento e utilização. Para que não haja confusão eles devem ser estudados e analisados. Mas a grande pergunta que não quer calar é: qual a diferença entre eles? Leia abaixo e entenda mais sobre cada uma dessas poderosas ferramentas do design.

Logo

A palavra logo tem origem grega – Logos – e significa pensamento, ciência, raciocínio, e também linguagem, discurso e palavra.

No design gráfico este termo significa um elemento que é reconhecível, e geralmente incluí um nome, símbolo ou marca sendo representante de uma organização ou produto.

Ou seja, quando falamos em logo estamos falando de um conjunto de imagens e símbolos que juntos representam algo.

Logotipo

A palavra logotipo é a junção das palavras gregas logos e typos. O significado de logos foi citado acima, já o de typo é uma figura que trás um significado.

Neste caso falamos de representar o nome da empresa com um tipo de letra específico e característico. Para simplificar podemos chamar da assinatura institucional da marca.

O logotipo precisa ser de fácil reconhecimento para que cause impacto e que seja fixado na mente no cliente.

Resumindo, o logotipo é um arranjo visual distinto de letras pelo qual empresas e organizações são imediatamente reconhecidas pelos clientes.

Marca

A definição da palavra para o marketing é bem ampla e gera muita discussão entre os profissionais do ramo. Ela representa os vários aspectos de uma empresa: nome, marca verbal, conceitos que distinguem o produto, imagens, serviços ou até mesmo a própria empresa. Segundo Kotler, um dos maiores nomes do Marketing mundial, a palavra marca pode possuir até seis significados: benefícios, cultura, valores, atributos, usuário e personalidade.

Podemos então, de modo geral, conceituar “marca” como a junção de conceitos de uma empresa como missão, valores e visão, e sua relação com os consumidores. Marca é tudo aquilo que torna sua empresa única e admirada por seus seguidores e clientes.

Logomarca

Está palavra deve ser eliminada do nosso vocabulário, pelo simples fato de ser um pleonasmo. Logo vem do grego e sua definição é “significado”. Marca vem do germânico “Marka” que por sua vez também se defini como “significado”.

Ou seja, significado do significado? Isso não faz sentido, certo?

Logo-logotipo-logomarca-marca-783x1024

O importante é ter em mente cada um desses conceitos e desenvolvê-los da melhor maneira, para que passem todo o profissionalismo e credibilidade que seu serviço tem a oferecer.

Fonte: Mídia Publicitária

Deixe um comentário