
O Dia Internacional das Mulheres passou. Mas a discussão sobre a igualdade não deveria passar. No último domingo (8), muitas marcas aproveitaram a data para tentar homenagear as mulheres. Algumas acertaram, outras nem tanto.
O Adnews separa abaixo 10 exemplos destes posts/campanhas. Cinco deles foram muito bem, recebendo elogios de diversos internautas. Outros foram criticados e, até mesmo, excluídos da web após a repercussão negativa.
Confira:
Os melhores
Avon
Talvez, esta tenha sido a homenagem mais legal no digital. Utilizou um diferencial do post de vídeo do Facebook para lembrar algo importante: o Dia das Mulheres é uma data de reflexão, para lembrar a luta pela igualdade.
Chevrolet
“Mulher tem que brincar com bonecas”, “mulher não entende de carro”, “carro e mulher não combinam”… As frases que denotam preconceito são muitas. Felizmente, a Chevrolet e a Salles Chemistri acertaram a mão no filme abaixo e provaram o contrário.
Botafogo
Um time de futebol que utilizou a palavra “fogão” em sua homenagem às mulheres e não pisa na bola? Pois é.
Nextel
A sensibilidade do post da Nextel agradou as internautas e fez sucesso com mais de 200 mil likes até o momento.
Unimed
O poder de escolha da mulher é supremo (ou, pelo menos, deveria ser). Uma mulher não nasceu para ser isso ou aquilo, ela nasceu para escolher o que quiser ser. Foi o que lembrou a Unimed.
Os piores
Unimed
Apesar de ir bem no Facebook, a marca acabou criticada por uma série de anúncios no offline.
(Reprodução/Twitter)
Livraria da Cultura
Conhecida pela diversidade de seu ambiente, a Livraria da Cultura acabou pisando na bola em sua homenagem. Atacou um estereótipo com outro. E as mulheres que compram sapatos e leem livros? Ou a mulher só pode fazer uma destas coisas? O post foi excluído.
Fast Shop
A imagem do e-commerce promoveu uma oferta especial para a “Semana da Mulher” e trazia uma máquina de lavar da Samsung no anúncio. “Tenha mais tempo livre”, dizia o texto da peça.
“Parabéns Fast Shop e Samsung pela perpetuação dos estereótipos! Vocês contribuem para que possamos ultrapassar os preconceitos de gênero! Estou no aguardo, ainda na semana da mulher, das promoções de panelas, aspiradores de pó e jogos de cama”, ironizou um internauta. O post foi excluído.
A marca enviou o seguinte comunicado ao Adnews:
“Na Fast Shop a gente sabe que, nos dias de hoje, homens e mulheres são ‘multitarefa’, ou seja, têm que trabalhar e cuidar dos afazeres domésticos. Por isso, na Semana da Mulher, sugerimos uma lista de produtos que incluiu celulares e aparelhos de TV de última geração, para tornar mais prática a vida de nossas consumidoras. Também por isso recomendamos uma máquina de lavar ultramoderna, que dá conta do serviço, proporcionando mais tempo livre.
Talvez a mensagem não tenha sido bem transmitida e, em respeito às consumidoras que se sentiram ofendidas, retiramos o post do ar. Decidimos guardá-lo para oferecer novamente o produto como presente (delas para eles) no Dia dos Namorados e no Dia dos Pais. Afinal, lavar roupa (com consciência, já que vivemos um momento de escassez de água) também é coisa de homem.”
Caribbean Disco Club
O post da balada não agradou e foi parar na página Oito de Março da Depressão, que compilou alguns fails de marcas ocorridos na data.
Devassa
Um comentário da internauta Débora Vieira resume a insatisfação. “Não precisava colocar uma mulher em uma posição/roupa provocativos pra falar sobre o Dia das Mulheres… Além disso, o dia das mulheres deveria ser lembrado como dia de luta por direitos iguais, e não como dia de dar flores e bombons… Se as mulheres estivessem mesmo no comando, não teríamos os piores salários, não seríamos assediada nas ruas, não seríamos as principais responsáveis pelas tarefas domésticas”.
Fonte: Adnews