Os melhores e piores posts do Dias das Mulheres

Por 10 de março de 2015 Destaque Sem comentários
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O Dia Internacional das Mulheres passou. Mas a discussão sobre a igualdade não deveria passar. No último domingo (8), muitas marcas aproveitaram a data para tentar homenagear as mulheres. Algumas acertaram, outras nem tanto.

O Adnews separa abaixo 10 exemplos destes posts/campanhas. Cinco deles foram muito bem, recebendo elogios de diversos internautas. Outros foram criticados e, até mesmo, excluídos da web após a repercussão negativa.

Confira:

Os melhores

Avon

Talvez, esta tenha sido a homenagem mais legal no digital. Utilizou um diferencial do post de vídeo do Facebook para lembrar algo importante: o Dia das Mulheres é uma data de reflexão, para lembrar a luta pela igualdade.

Chevrolet

“Mulher tem que brincar com bonecas”, “mulher não entende de carro”, “carro e mulher não combinam”… As frases que denotam preconceito são muitas. Felizmente, a Chevrolet e a Salles Chemistri acertaram a mão no filme abaixo e provaram o contrário.

Botafogo

Um time de futebol que utilizou a palavra “fogão” em sua homenagem às mulheres e não pisa na bola? Pois é.

Nextel

A sensibilidade do post da Nextel agradou as internautas e fez sucesso com mais de 200 mil likes até o momento.

Unimed

O poder de escolha da mulher é supremo (ou, pelo menos, deveria ser). Uma mulher não nasceu para ser isso ou aquilo, ela nasceu para escolher o que quiser ser. Foi o que lembrou a Unimed.

Os piores

Unimed

Apesar de ir bem no Facebook, a marca acabou criticada por uma série de anúncios no offline.

(Reprodução/Twitter)

Livraria da Cultura

Conhecida pela diversidade de seu ambiente, a Livraria da Cultura acabou pisando na bola em sua homenagem. Atacou um estereótipo com outro. E as mulheres que compram sapatos e leem livros? Ou a mulher só pode fazer uma destas coisas? O post foi excluído.

 

Fast Shop

A imagem do e-commerce promoveu uma oferta especial para a “Semana da Mulher” e trazia uma máquina de lavar da Samsung no anúncio. “Tenha mais tempo livre”, dizia o texto da peça.

“Parabéns Fast Shop e Samsung pela perpetuação dos estereótipos! Vocês contribuem para que possamos ultrapassar os preconceitos de gênero! Estou no aguardo, ainda na semana da mulher, das promoções de panelas, aspiradores de pó e jogos de cama”, ironizou um internauta. O post foi excluído.

A marca enviou o seguinte comunicado ao Adnews:

“Na Fast Shop a gente sabe que, nos dias de hoje, homens e mulheres são ‘multitarefa’, ou seja, têm que trabalhar e cuidar dos afazeres domésticos. Por isso, na Semana da Mulher, sugerimos uma lista de produtos que incluiu celulares e aparelhos de TV de última geração, para tornar mais prática a vida de nossas consumidoras. Também por isso recomendamos uma máquina de lavar ultramoderna, que dá conta do serviço, proporcionando mais tempo livre.
Talvez a mensagem não tenha sido bem transmitida e, em respeito às consumidoras que se sentiram ofendidas, retiramos o post do ar. Decidimos guardá-lo para oferecer novamente o produto como presente (delas para eles) no Dia dos Namorados e no Dia dos Pais. Afinal, lavar roupa (com consciência, já que vivemos um momento de escassez de água) também é coisa de homem.”

 

Caribbean Disco Club

O post da balada não agradou e foi parar na página Oito de Março da Depressão, que compilou alguns fails de marcas ocorridos na data.

Devassa

Um comentário da internauta Débora Vieira resume a insatisfação. “Não precisava colocar uma mulher em uma posição/roupa provocativos pra falar sobre o Dia das Mulheres… Além disso, o dia das mulheres deveria ser lembrado como dia de luta por direitos iguais, e não como dia de dar flores e bombons… Se as mulheres estivessem mesmo no comando, não teríamos os piores salários, não seríamos assediada nas ruas, não seríamos as principais responsáveis pelas tarefas domésticas”.

 Fonte: Adnews

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