Prazer, geração MoMo

Por 11 de setembro de 2015 Destaque Sem comentários
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Moderna e móvel, foi assim que pesquisadores envolvidos num estudo exclusivo ,  “Consumidor Digital – Comportamento e Preferências” feito pelo Centro de Inteligência Padrão em parceria com MeSeems (inteligência de mercado), decidiram nomear uma nova geração de consumidores que está sempre conectada e que não fecha um negócio no calor do momento. Este novo pensamento totalmente influenciado por novas tecnologias trouxe um novo olhar sobre o uso de smartphones no consumo, principalmente porque apresenta um novo cenário repleto de possibilidades. Além dos dados da CIP e MeSeems, foram apresentados novos dados da eMarketer, empresa de pesquisa especializada em marketing digital, onde apresentavam o Brasil como sexto país em usuários de smartphones e primeiro na América Latina. Ainda mais impressionante foi a informação de que, até 2018, um terço dos consumidores do mundo terão um celular desses.

Esses consumidores estão usando cada vez menos seus desktops ou navegadores comuns para pesquisar preços e informações. O que explica isso é a navegação mais fácil e ferramentas mais completas que são disponibilizadas nas versões próprias para mobile, nos aplicativos. Hoje, sabemos que sites e, principalmente, aplicativos de comparativos de preços são a fonte de consulta pré-compra mais utilizada dentre os donos de smartphones, seguida da avaliação de outros compradores, sites da empresa e redes sociais. Esta mudança já tem impactos profundos em nossa navegação.

A grande ideia desta pesquisa foi identificar novos hábitos e costumes  do usuário de smartphone, focando no consumo por meio dele, foram entrevistadas 1.432 pessoas no Brasil das quais 50% eram da região sudeste, 50,9% homens e 33,7% tinham entre 18 a 25 anos de idade, o que ajuda também a revelar o perfil do usuário. a Matéria, publicada na revista Consumidor Moderno, explica com maior profundidade todas as características e estudos que levam a acreditar e entender melhor esta nova geração de consumidores digitais, mas aqui vão as dez principais características:

Está sempre com o celular na mão: Embora seu smartphone seja seu grande aliado e que ele não desgrude dele nem por um segundo sequer, o dispositivo é raramente usado para fazer ligações, sabe-se o WhatsApp está instalado em 83% dos aparelhos, seguido de Facebook em 72% e Instagram em 39%;

Pesquisa de preço é um must: Não adianta insistir, o consumidor MoMo vai atrás de informações por meio da internet, opiniões de outros compradores e aplicativos de avaliações. Planejamento é parte fundamental do processo de compra para garantir o melhor movimento;

É conectada sim e sem choro: O tempo gasto na rede por esta geração nova aumenta a cada dia. Ele usa este tempo todo para trocar mensagens, interagir, ouvir músicas e, principalmente, se informar.

Safari ou Chrome ? App!: Para eles não existe mais esta discussão de qual navegador é melhor, a nova discussão é se existe um app para aquilo. Embora ainda usem os navegadores, muitos consumidores optam por aplicativos pela facilidade de uso e ferramentas que os navegadores não possuem como notificações push-ups.

As compram são no toque: Mesmo os que possuem tanto tablet quanto smartphones, esses preferem o celular para realizar a compra por ao confiarem na segurança de seus dados e não possuírem a mesma privacidade devido ao tamanho e compartilhamento do device.

Consumidores consumistas: Comprar um produto já faz parte do dia a dia, hoje diferencial é o serviço prestado na experiência de compra.

Praticidade > Qualidade: Embora uma pesquisa de preço seja indispensável, a velocidade na compra também é. Muitas vezes o consumidor pode optar pela praticidade da compra e menos burocracia ao invés de um produto melhor que ofereça obstáculos para a aquisição.

Dedos rápidos: Além de produzirem mais por estarem mais adaptados com a rede, eles conseguem efetuar mais de uma tarefa ao mesmo tempo (são multitask) e de lugares diferentes. Suas barreiras e limitações são poucas.

Envolvidos: Estão conscientes e são questionadores, tanto de questões sociais e políticas como de questões mais básicas que dirão respeito ao produto. Ele sabe muito bem como quer ser atendido e escolhe isso, não aceita nada de qualquer jeito.

Compram em trânsito: além da mobilidade que o aparelho móvel já permite, o consumidor MoMo possui seu carro como extensão de seu celular e de sua casa/trabalho. Ele conecta seu celular ao dash do carro e continua em ação mesmo nas ruas de sua cidade.

Fonte: Mídia Publicitária

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