Quais tipos de pessoa os meios de mídia seriam em sua vida?

Por 8 de setembro de 2015 Destaque Sem comentários
midias sociais

E se cada mídia fosse uma pessoa? Como eles se relacionariam conosco? Você já parou pra pensar nisso?

Bem… Se isso atiçou sua curiosidade, saiba que, pensando em responder tais perguntas, o mais recente estudo de mídia realizado pelo Instituto Ibope, chamado Antropomedia, adotou uma metodologia diferente das pesquisas convencionais. Ele não se resumiu apenas na coleta de dados quantitativos, passando a incorporar premissas etnográficas e antropológicas em sua elaboração, trazendo informações sobre o consumo, interação e significância dos meios na vida das pessoas.

O projeto procurou desvendar as novas experiências e hábitos midiáticos em 10 países da América Latina. Foram visitados mais de 60 domicílios, além de 110 horas de diálogo acumuladas. As informações colhidas nas visitas foram combinadas com as informações oferecidas regularmente pelo Ibope. O resultado você pode conferir abaixo:

plugcitarios_ibope_midia_antropomedia_2

Como de costume, não poderia deixar de fazer alguns comentários sobre o estudo que, aliás, não gera grandes surpresas ao reforçar muito do que já sabemos sobre os meios de mídia. A proximidade oferecida pelo rádio pode ajudar na transmissão de mensagens com viés emocional, enquanto que a credibilidade conferida aos jornais assegura uma boa indicação em campanhas institucionais. O infográfico não evidencia, mas a associação das revistas à celebridades segue a visão dos outros países latinos, enquanto que no Brasil elas são bastante associadas à informação.

O Fenômeno Social TV

Outra informação que foi levantada no estudo, mas não consta no infográfico é de que o prime time da internet tende a ser o mesmo da televisão, ocasionando interação entre os dois meios como, por exemplo, um comentário feito no Facebook sobre algo que terminou de passar na novela das oito. Essa interação pode ser muito bem utilizada.

Deixe um comentário

78 − 74 =