Samsung cria touca que vibra para alertar nadadores cegos nos Jogos Paralímpicos

Por 23 de maio de 2016 Destaque Sem comentários
samsubngcap

A natação está presente nos Jogos Paralímpicos desde sua primeira edição, em Roma no ano de 1960. Porém, apenas atletas com lesão na medula espinhal podiam competir. Foi em 1972, nos Jogos de Heidelberg, que deficientes visuais também entraram na modalidade.

Desde então, existe um método para alertar os nadadores cegos de que é hora de fazer a virada olímpica, no fim da raia. O técnico usa um bastão para dar um catiripapo na cabeça do atleta.

Em colaboração com o Comitê Paralímpico da Espanha, a Samsung decidiu pensar em uma maneira de aprimorar isso. Através de tecnologia bluetooth e sensores, criaram a Blind Cap, uma touca que vibra para avisar o nadador que ele está se aproximando da borda da piscina.

A ideia é da agência Cheil, de Madrid, que fez a touca ser sincronizada com o smartwatch da Samsung, o Gear S2, ou com um aplicativo instalado em um smartphone. O técnico precisa acionar o alerta em seu dispositivo no momento correto, fazendo a touca vibrar imediatamente para que o atleta realize a virada.

Segundo a Samsung, a Blind Cap está atualmente em fase de testes com o Comitê Paralímpico espanhol, ainda sem confirmação se veremos o equipamento em funcionamento nos Jogos Rio 2016.

 

Fonte:Brainstorm9

Deixe um comentário